A beleza do cuidar

 

“Cuidar é mais do que um ato: é uma ação contínua. Portanto, abrange mais que um momento de atenção e de zelo. Representa uma atitude de ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o outro”. 

Desenvolver a habilidade de cuidar do outro é uma prática necessária para a sobrevivência humana. É no cuidado com o outro, cuidando de si, que se constrói a felicidade. Não há uma receita para se ser feliz! Ser feliz consiste numa construção diária das vivências e das interações que dão significados à nossa existência.

A completude do ser humano não reside na ideia e insistência de se tornar um ser perfeito, mas na humildade de reconhecer-se imperfeito. E essa imperfeição caracteriza nossa limitação de sermos superiores aos outros. Experimentar a pureza e a autenticidade do ato do cuidar de alguém, significa desfrutar da nossa capacidade de ‘ser do outro’.

Cuidar do outro nem sempre é cuidar de si, todavia cuidar de si cuidando do outro, é uma atitude madura de assistir, conservar e guardar; cuidar assim significa dedicar-se a outra pessoa numa atitude de ocupação, responsabilização e envolvimento afetivo. É a busca de um olhar e uma escuta sensíveis às necessidades do outro.

Destarte, é de suma importância que, primeiramente, nos sintamos cuidados por nós mesmos, para que depois tenhamos a capacidade de cuidar de alguém. É fundamental que cuidamos de nós para cuidar do outrem. Do contrário, correremos o risco de ‘abandonarmos’ a nós mesmos em prol de um ato e/ ou um momento de atenção e zelo com o outro.

Maternar a nós mesmos é de grande significância para desenvolver o cuidado empático. Para que isso aconteça é necessário que saibamos lidar com nossos conflitos internos, emoções e sentimentos, para depois, estarmos dispostos a ajudar aqueles que precisam do nosso cuidado e afeto numa relação de companheirismo e empatia.



Cleidiane da Silva Pereira  - Pescadora da leitura,  do conhecimento e do saber. Busca de forma incessante autoconhecimento e dedica-se à sua formação pessoal e profissional. Graduada em Língua Portuguesa pelo Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com  especialização em Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS (UNIASSELV). Leciona por escolha e certeza do amor pela profissão. Estudante do sétimo semestre do curso de Psicologia da Faculdade da Região Sisaleira (FARESI) Instagrans: @cleidiams_menina_mulher e @psicopazvida

 


Comentários

  1. Boa reflexão ! Cuidar do outro é uma consequência de cuidar de si primeiro. "Primeiro eu" é uma ato preciso de autocuidado.

    ResponderExcluir
  2. Belo e significativo texto.👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Cleidi! Vc escolheu uma excelente ferramenta para enfrentamento destes tempos difíceis. Escrever e compartilhar estas experiências aproximam uns aos outros e possibilita a troca de conhecimentos e aprendizados. Amei o texto! É lindo apreciar a beleza do cuidar de si e do outro.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Cleidi! Vc escolheu uma excelente ferramenta para enfrentamento destes tempos difíceis. Escrever e compartilhar estas experiências aproximam uns aos outros e possibilita a troca de conhecimentos e aprendizados. Amei o texto! É lindo apreciar a beleza do cuidar de si e do outro. Parabéns!

    Laís Vilas Bôas

    ResponderExcluir
  5. Bem reflexivo pró Thiane , para cuidarmos do outro precisamos cuidar de nós mesmos, afinal , eu estando bem com o meu eu interior, certamente saberei cuidar do outro da melhor maneira, e assim, espalhar positividade.

    ResponderExcluir
  6. Verdade ! Quantos pais mães e irmãos perderam suas vidas por cuidar de seus filhos e irmãos mais novos ?.
    Sucumbiram diante do cansasso que virou doença .

    ResponderExcluir
  7. Vamos cuidar um do outro sim, mas vamos cuidar de nós, obrigada Cleidiane pela reflexão.

    ResponderExcluir
  8. Bonito o texto. Vamos continuar cuidando uns dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Bonito o texto. Vamos continuar cuidando uns dos outros. Alargar as relações.

    ResponderExcluir
  10. Texto bem reflexivos. É impossível cuidar do outro, se não estivermos bem conosco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas