“A chaga que me rói”

 

Às vezes temos a impressão que temos tudo, mas que algo ainda nos falta; que algo está incompleto. Muitos de nós decidimos procurar esse algo, que pode se configurar em procurar uma verdade sobre nós mesmos, outros preferem deixar as coisas estão, ou também, abafá-las. E porque, então, muitas vezes não queremos ir atrás desse mistério interior?

 Sabemos que a verdade interior é que   nos permite a harmonia com nosso exterior, e de fato falhamos bastante nesse quesito de ir em busca da verdade sobre si mesmo.  A frase de Sócrates “Conheci-te a ti mesmo” é um importante bilhete de entrada para as águas mais profundas do conhecimento interior, e continua sendo uma das maiores verdades sobre a busca humana.

A questão é: porque temos medo de saber a verdade sobre nós? Um jardineiro não deve cuidar do seu próprio jardim?

Conhecer a verdade sobre mim é decidir expandir o território do meu jardim, que é a minha vida em si. É abrir-me as qualidades que possuo, os meus talentos, as minhas motivações de crescimento, a fim de perceber as belas flores do meu jardim e cuidar delas mais ainda. É também perceber minhas fraquezas, minhas feiúras, meus defeitos, minhas emoções e sentimentos negativos; é permitir ver minhas defesas, para  enxergar , a partir do que elas me causam, tanto psicologicamente como fisicamente, e  então descobrir qual a CHAGA QUE ME RÓI, impedindo-me de viver uma vida leve, feliz, harmoniosa.

Para descobrir essa “chaga que me rói” é preciso compreender-se em profundidade, não se omitir em enxergar algo que nos faz mal. Quando descemos nessa profundidade  vemos peça por peça, o nosso jardim se ilumina. Vemos uma terra fértil e sólida, mas também reparamos um pedaço de chão seco, quase infértil. Maravilhamo-nos diante das flores e descobrimos que ali,também, existe insetos que podem destroçá-las. Mas mesmo assim, diante de tudo aquilo que vejo de ruim no meu jardim, eu não desisto, porque entendo que  por mais doloroso que seja, não tenho nada a perder , mas tudo a ganhar  explorando  a verdade sobre mim, e assim entendo que eu preciso  aceitar a verdade que o jardim me faz enxergar sobre mim mesma.

Procurando a verdade sobre si mesma, aceitando-a e ressignificando tudo, é uma maneira de descobrimos qual é a chaga que nos rói, qual a ferida que ainda está viva, aberta no nosso interior.

E você tem coragem de procurar a chaga que te rói ou será o joio do seu próprio jardim?



                                                                     

LEIDIANE DA SILVA PEREIRA ­ CULTIVADORA DA LEITURA, DO AUTOCONHECIMENTO E DA AUTOLIBERDADE­ GRADUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). ESPECIALIZADA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS (FAEC). PROFESSORA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO COITÉ FAZ-SE, TODOS OS DIAS, SER UMA PROFESSORA INTERESSADA. AMANTE AOS ESTUDOS DAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS BUSCA, POR MEIO DELES, O ENCONTRO CONSIGO MESMA.

 


Comentários

  1. Que texto incrível, a cada dia me encontro mais apaixonada por este blog! ❤

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente Perfeito!
    É possível perceber a emoção das palavras. É como se estivesse interpretando uma a uma na nossa frente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas